O clima brasileiro é caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes e tempestades. Recentemente, passou pelo Rio Grande do Sul o ciclone extratropical chamado “Ciclone-Bomba”, que acabou destruindo edificações, derrubando árvores e destelhando imóveis. O fenômeno também trouxe a dúvida: será que os painéis fotovoltaicos são resistentes a essas intempéries?
A resposta é: sim! Mas, é preciso estar atento, porque há algumas regulamentações que certificam essa resistência – e que nós da ViaVerde valorizamos muito! Os painéis solares devem ser aprovados pela normas internacionais IEC 61215 e IEC/UL 61730 da International Electrotechnical Commission, uma organização mundial de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas. As normas citadas servem para padronizar os processos produtivos dos painéis e exigem a aprovação a partir de testes.
Os painéis certificados suportam granizo com tamanho de 25,4mm (1 polegada), caindo a 23 metros por segundo (aproximadamente 83 quilômetros por hora). Quanto aos ventos, os painéis são certificados conforme a norma para suportar rajadas de 225 quilômetros por hora. Cabe salientar que os módulos devem ser presos diretamente na estrutura do telhado e não nas telhas, para impedir que se soltem.
Ou seja, ao contratar a implementação de um sistema de energia fotovoltaica no seu imóvel, tenha a certeza de que a empresa prestadora do serviço utiliza painéis certificados. Assim, você evita dores de cabeça e dorme tranquilo durante a ventania!