É muito comum nossos clientes confundirem aquecimento solar com geração de energia fotovoltaica. Isso porque, a primeira vista, os conceitos parecem ser realmente bem semelhantes. Afinal, ambos dependem do Sol para desempenharem sua função. Mas é preciso saber que eles têm funcionalidades distintas e dependem de equipamentos diferentes para trabalhar.
É possível descrever a diferença entre os dois conceitos de forma resumida. Os aquecedores solares têm a função exclusiva de aquecer a água utilizada em chuveiros, torneiras e piscinas. Já os sistemas fotovoltaicos geram eletricidade para suprir a demanda de energia elétrica de um imóvel.
Além disso, por conta de suas funcionalidades, os dois sistemas também são compostos por diferentes equipamentos.
O sistema de aquecimento solar é composto pelos seguintes componentes:
Tecnicamente mais complexo – e, por isso, com resultados mais completos – o sistema fotovoltaico é formado pelos seguintes componentes principais:
Todos as etapas do sistema fotovoltaico você encontra aqui.
Ou seja, as duas as tecnologias são importantes alternativas para redução do impacto ecológico. Mas, pensando em relação à economia financeira, a energia fotovoltaica se apresenta como uma solução mais completa. Isso porque possibilita a geração de energia para todos os equipamentos elétricos de um imóvel, seja ele residencial ou comercial – o que faz com que o retorno do investimento seja mais perceptível.
O sistema de aquecimento solar tem a função única de aquecer a água, o que faz com que seu custo seja menor. No entanto, é preciso lembrar que ele não extingue totalmente a dependência da energia elétrica.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou quer saber mais sobre como economizar com energia fotovoltaica, entre em contato conosco! Você encontra ainda diversos conteúdos sobre energias renováveis aqui no nosso blog.